![]() |
Foto: FancyCrave |
VERDADE. Infelizmente é sim uma faculdade muito cara. Aqui em Porto Alegre e região a faculdade pública não oferece o curso de Design de Moda, então só resta migrar pras particulares e gente, é uma facada sim. Eu agradeço aos céus por ter uma bolsa de estudos porque se eu tivesse que pagar a mensalidade completa... só Deus na causa, viu. Fora a mensalidade, os materiais são bem caros e são coisinhas bem específicas como instrumentos pra máquina de costura, pra desenho, outros pra modelagem, etc. então assim, ao menos que você já trabalhe com alguma dessas coisas, é muito difícil você já ter esses instrumentos em casa.
É MITO, mas tem um porém. Eu diria que, na teoria, o certo seria a gente sentar na máquina e conseguir aprender do zero, mas na prática é bem mais complicado. Primeiro porque se você não tem máquina em casa, já é mais complicado pra treinar (não é igual desenho que a gente arranja um papel e um lápis em todo lugar, saca?). Segundo, a professora é uma só e nós somos vários alunos, então é difícil até pra ela conseguir atender todo mundo o tempo inteiro, o que acaba atrasando alguns alunos que não tem tanta facilidade pra costura. Sem contar que é tudo muito corrido e é muito difícil acompanhar o ritmo de todo mundo. Eu entrei na faculdade sem nunca ter tocado numa máquina de costura e sofri mesmo pra conseguir concluir as peças, foi preciso muitos dias em que eu saía de casa ás 06 da manhã e só voltava às 18h da tarde porque ficava costurando, muita ajuda das minhas colegas e muita mas muita determinação. Inclusive, eu já conversei com amigas que vieram de outras faculdades de moda e falaram que passaram pelo mesmo, então assim, não é impossível aprender a costurar do zero direto na faculdade, mas se você tiver a oportunidade de fazer algum curso rápido de corte e costura ou de aprender com alguém mais experiente antes: faça. Começar Design de Moda tendo alguma noção de costura vai facilitar muito os teus dias.
Gente, não, esse é com certeza um MITO. Inclusive foi lá na faculdade que eu percebi que muita gente e principalmente as professoras estão 100% nem aí pro que é ou não tendência. É claro que a gente gosta de saber o que tá na moda e o que não tá, mas o curso não é mesmo sobre isso. As aulas não são rodas de conversa pra analisar tendências ou pra ler a última Vogue e assistir desfiles da Chanel, não é o esquadrão da moda, gente haha. As cadeiras vão muito além disso e muitas delas são práticas, então muito além de aprender na teoria, a gente também põe a mão na massa.
Pode ficar feliz porque esse é um MITO. Eu já vi muita gente falando que queria muito fazer esse curso mas que não sabia desenhar então não podia, mas pasmem: não tem nada a ver. A gente entra no curso pra aprender e as professoras estão lá pra ensinar, então assim, pelo menos na minha experiência, a professora foi super didática. É claro que se você já souber algo sobre desenho isso vai te ajudar e a cadeira vai ser muito mais fácil, mas não é um pré requisito. Eu nunca tinha parado pra realmente aprender sobre desenho, mas com atenção nas aulas, dedicação e muitos dias passando dois turnos inteiros na faculdade treinando desenho, a coisa começou a andar.![]() |
A santíssima trindade dos desenhos favoritos que eu fiz nesse semestre, cujo foco é rosto, proporção, etc. Croqui mesmo a gente vai focar agora no segundo período :) |
MITO e eu sou a prova viva disso. É claro que você pode ser estilista, mas as profissões dentro da Moda são inúmeras. Pensa comigo: só pra fazer um desfile, tem muito mais do que só o estilista envolvido, são diversas pessoas e diversas profissões diferentes que são necessárias pra manter o mundo da moda girando, então não, a faculdade não é só pra quem quer estilista. Eu tenho cadeiras, por exemplo, de produção de moda e fotografia de moda que já são profissões mais afastadas do estilismo.
![]() |
Foto: Reprodução |
Maaas uma dica muito importante que eu posso dar pra vocês é: prestem atenção na grade curricular antes de entrar no curso porque as grades são muito variadas e cada faculdade tem um foco. Na minha o foco é na criação, então pra mim que entrei querendo ser Jornalista de Moda, talvez não tenha sido a melhor escolha, entendem? É importante estar ligado nisso.
MITO! Gente, se tem uma coisa que esse curso não é, essa coisa é fácil. Na primeira semana eu já tava chorando e passei o primeiro semestre inteirinho derramando lágrimas HAHAHA. Como eu disse anteriormente, as cadeiras vão muito além. A gente estuda por exemplo o filósofo Lipovetsky que analisa toda a ligação da mudança da sociedade com a moda e com os costumes, a gente mexe com matemática (eu que sou de humanas só choro) por causa das medidas, proporções e modelagens, a gente estuda muita história também (amém, humanas), tanto história da arte, quanto da moda, quanto do próprio design, muita reflexão sobre sustentabilidade, e isso sem contar as matérias da moda mesmo como desenho, costura, modelagem, etc que não são nada fáceis. Enfim, nós estudamos muita coisa que não necessariamente vem a nossa cabeça quando falamos de Moda, mas que são muito necessárias na faculdade.É MITO, mas tem um porém. Eu diria que, na teoria, o certo seria a gente sentar na máquina e conseguir aprender do zero, mas na prática é bem mais complicado. Primeiro porque se você não tem máquina em casa, já é mais complicado pra treinar (não é igual desenho que a gente arranja um papel e um lápis em todo lugar, saca?). Segundo, a professora é uma só e nós somos vários alunos, então é difícil até pra ela conseguir atender todo mundo o tempo inteiro, o que acaba atrasando alguns alunos que não tem tanta facilidade pra costura. Sem contar que é tudo muito corrido e é muito difícil acompanhar o ritmo de todo mundo. Eu entrei na faculdade sem nunca ter tocado numa máquina de costura e sofri mesmo pra conseguir concluir as peças, foi preciso muitos dias em que eu saía de casa ás 06 da manhã e só voltava às 18h da tarde porque ficava costurando, muita ajuda das minhas colegas e muita mas muita determinação. Inclusive, eu já conversei com amigas que vieram de outras faculdades de moda e falaram que passaram pelo mesmo, então assim, não é impossível aprender a costurar do zero direto na faculdade, mas se você tiver a oportunidade de fazer algum curso rápido de corte e costura ou de aprender com alguém mais experiente antes: faça. Começar Design de Moda tendo alguma noção de costura vai facilitar muito os teus dias.
![]() |
Algumas das coisas que a gente confeccionou nesse primeiro semestre, uma saia e uma calça tamanho infantil. |
MITO galera, e põe mito nisso. Depois de entrar na faculdade que a gente descobre que o munda da moda na verdade é muito sujo: tem muito trabalho escravo, muita desvalorização (inclusive depois de fazer uma calça, eu nunca mais reclamo do preço delas), tem muita coisa escondida que a gente não se dá conta. É muito alfinete furando os nossos dedos, muita frustração, muitas noites de sono perdidas... enfim, de luxo não tem nada, viu? É igual qualquer outro curso.
Cabô, gente. Eu queria muito falar do mercado também, mas eu acabei de terminar o primeiro semestre e não sinto que tenho propriedade pra falar do assunto, mas tentei dar a minha visão sincerona sobre o curso e sobre a perspectiva que eu tive nesse primeiro período (e anyway o post já ficou enorme, né?). Se cês tiverem mais dúvidas, deixem aí embaixo que o que eu puder, eu respondo, viu? Um beijão e espero que tenham gostado ♡
VEJA MAIS:
ADOREI esse post.
ResponderExcluirEu sempre adorei esse mundo, mas sabia super pouco dele e com isso sempre vêm os mitos como paradigmas.
Adorei sua explicação e agora sei que estou mais por dentro do assunto do que antes.
Abraço e ótimo final de semana
http://mylife-rapha.blogspot.com
Que bom que pude tirar algumas dúvidas, Rapha <3
ExcluirNunca achei que Moda fosse um curso fácil, todos têm suas disciplinas que exigem mais. O que talvez torne menos monótono é por ser uma área mais dinâmica e cheio de vertentes. Ótimo post, super explicadinho.
ResponderExcluirBjos,
Ana Lu | Oxente Menina
Pior que tem gente que acha, Ana! Sabe aqueles preconceitos bobos com alguns cursos? Pois é
Excluirfacul de moda é mega amplo pq você pode seguir varias areas. Eu fiz moda e adorei, agr faço o ramo cientifico de moda e to adorando apesar de ser um pouco pesado. Arraso no post pq vai ajuda muita gente. seu blog é mt lgl.
ResponderExcluirbjs bjs
https://beperes.blogspot.com/
Obrigada, Brena! Menina, já quero saber dessa parte científica!
ExcluirTem muita coisa no seu post que eu achava que era verdade ou não sabia que acontecia.
ResponderExcluirAdorei conhecer mais sobre o seu curso! Acho que todo mundo pensa que alguns cursos são mais fáceis que outros, mas na verdade todos tem algum tipo de dificuldade.
Gostei muito do seu post e vou tomar a liberdade de "roubar" a sua ideia e fazer um post em meu blog contanto os mitos e verdades sobre o Jornalismo, que é o que estou cursando (e quase terminando!), se você não se importar, é claro!
Beijos
Inverno de 1996
FAAAAZ, POR FAVOR <3
ExcluirGostei bastante de saber mais sobre essa área,acredita que sempre acreditei que precisava saber costurar hehehehe bjos
ResponderExcluirConheça meu blog :) | Meu perfil no instagram
Menina, muita gente pensa! hahah
ExcluirAdorei o post e achei super útil pra quem quer entrar nesse curso! As faculdades são realmente bem caras e acho que todo mundo derrama rios de lágrimas no início dela. O modelo do post ficou ótimo <3 Adorei as peças que tu confeccionou. Minha prima fazia design de moda na Feevale eu acho e no fim foi fazer curso técnico porque era mais direcionado para o que ela queria :)
ResponderExcluirBom fim de semana!
tipsnconfessions.blogspot.com
Obrigada, lindona! Eu tô querendo me direcionar mais pra minha área também já que criação não é o meu foco, acho bem válido.
Excluir"Um curso como qualquer outro" Simm! Se não batalhar o curso não rende mesmo.
ResponderExcluirVendo seu relato eu até fiquei com vontade de fazer moda! Muita coisa que eu não imaginava e como o leque de profissões é sensacional. Claro que como todos os cursos, a teoria define demais e sem ela não temos base nenhuma. Vi que você teve que estudar a história da arte, em design tbm se estuda e acho esses dois "universos" tão próximos que gostaria de ver algum trabalho em conjunto.
Bjs
brainstorms
Dá um medinho porque a gente acha que só pode ser estilista, quando na verdade o leque de profissões é enorme, né? E guria, sim, as áreas são muuuito próximas
ExcluirAmei!!!
ResponderExcluirExcelente artigo!
Um dos melhores blog que acesso, sempre tem artigos novos e com bastante conteúdo de qualidade.
Parabéns!
Meu Blog : www.loterias.eco.br
Obrigada, Davi :)
ExcluirOi Gabs,
ResponderExcluirQue bacana que você faz Moda. Já te desejo todo sucesso!
E amei teus desenhos, a da direita parece a Jennifer Lawrence haha.
Acho que boa parte dos cursos, as pessoas tem uma ideia bem errada sobre caminho na profissão. Sempre acham que só pode um único emprego e acaba caindo no mercado também, por ter mínima oportunidades nas outras áreas válidas.
Tipo eu, sou formada em Letras e todos acham que eu tenho que ser professora. Mas, eu queria algo que envolvesse textos. haha
até mais,
Nana - Canto Cultzíneo
Obrigada, sua linda! Socorro que eu desenhei a J-Law sem querer hahahha. Nossa, siiim, existem ideias muito erradas de tudo que é curso, inclusive, eu já pensei em cursar Letras e não fui porque não queria ser prof HAHAH ideias erradas pra todo lado, vou te contar
ExcluirGreat post! It`s interesting ♥
ResponderExcluirlondonkidx.blogspot.com
Thank you!
ExcluirGostei imenso do teu post, as pessoas adoram criar histórias fantasiosas sobre alguns cursos, quando não existe qualquer realidade naquilo que estão a dizer...
ResponderExcluirhttps://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/
Né?! haha
ExcluirHey Gabs! Tudo bem?
ResponderExcluirAdorei esse mitos e verdades, me esclareceu muita coisa, principalmente sobre a parte do saber desenhar rs.
Obrigada por comentar lá no blog.
Tenha uma ótima semana e volte sempre!
~ miiistoquente
Que bom que gostou, Thamiris!
ExcluirQue bacana o post.
ResponderExcluirGostei muito de saber um pouco mais sobre essa faculdade.
Dani Ramos
Blog: https://donaengenhosa.com.br/
Loja: https://www.elo7.com.br/donaengenhosa
Fico feliz que tenha gostado!
ExcluirTinha uma visão totalmente errada sobre esse curso. Abrange muito mais coisa do que imaginava.
ResponderExcluirSempre amei moda, quando era mais nova, na verdade até uns anos atrás, passado quase que o dia todo desenhando croquis de roupa. Era apaixonada em desenhar isso. Queria por que queria ser estilista, cheguei até criar um nome e uma coleção pra minha marca. Ainda quero lançar algo com o nome que escolhi kkk.
Imagina que precisava saber desenhar, me enganei pelo visto. Pasmei que não é um curso fácil :0
Na minha faculdade, a UFJF tem esse curso \_0_/
Beijos, amei saber mais sobre a faculdade de moda. ❤
Boas de Papo
Instagram Boas de Papo
Eu também vivia desenhando croquis, é legal olhar pra trás e ver como os nossos gostos quando menores nos influenciam hoje, né? E guria, se joga na Modaaa, se tu gosta tanto, é a tua cara! <3
ExcluirAdorei o post Gabi, sempre achei que era necessário saber costurar e além disso desenhar. E confesso que achei que aprendia algumas etiquetas que te ajudaria vestir melhor hahahaha quebre a cara, eu já fiz tecno em vestuário no SENAI quando tava no ensino médio mas nunca quis seguir nada do gênero. Adorei demais teu post!
ResponderExcluirBeijão! // http://www.cherryacessorioseafins.com.br
Pior que não, Si! Mas acho que de tanto estudar a moda e ver as colegas e as referências a gente acaba pegando gosto por se vestir melhor, mas não é regra não haha
ExcluirOi
ResponderExcluireu quando criança tinha vontade de ser estilista, tinha um caderno que fazia uns rabiscos, pensava que tinha que saber desenhar legal que não precisa. Eu fiz o que gostava que era Publicidade e Marketing e agora faço Administração que volta as aulas na segunda.
http://momentocrivelli.blogspot.com
Acho tanto Publi, Marketing e Adm incríveis! Queria fazer um pouco de tudo hahaha
ExcluirAmo quando aproveitam o espaço no blog para falar sobre faculdade. Precisamos nos inspirar e ajudar pessoas que ainda não se decidiram, ou tem medo devido a mitos.
ResponderExcluirParabéns por falar sobre a sua!
Amei conhecer um pouco.
beijo
http://mulherculturaepsicologia.blogspot.com/
Obrigada, Lud! Que bom que gostou <3
ExcluirMuito bom seu post esclarecendo seu curso, eu tinha tanta dúvida quando queria fazer design, aliás já quis fazer tanta coisa, haha, estou cursando Letras, pois também sou de humanas. Muita coisa que disse que é mito eu jurava que tinha que saber, fazer e acontecer. Amei!
ResponderExcluirwww.coisasdepriscila.com
Instagram l SORTEIO
Beijo.
Menina, depois de ver tanto Letras nos comentários eu tô até pensando nesse curso também HAHA
ExcluirEu amei o seu post demais! Eu gosto muito de moda e ando pensando em pegar algumas cadeiras optativas no curso. Minha amiga faz aqui na UDESC (Estadual do Sul de SC). Eu curso Administração Pública, mas sou apaixonada por comunicação e o jornalismo de moda como vc citou. E é bem o que você disse: muita mão na massa, pouco luxo e prática mesmo. Minha colega passa noites estudantes; adorei os comentários sinceros!
ResponderExcluirExato, Ana! É bem assim. E pega essas cadeiras sim, vão te acrescentar muito <3
ExcluirEu amo muito postagens falando e tirando dúvidas sobre cursos. Admito que eu acreditava em vários desses mitos, principalmente no "Você aprende a se vestir bem?", haha. Talvez por nenhuma universidade ter design de moda aqui na minha cidade, sempre imaginei o pessoal que faz esse curso usando pastas estilosas e óculos escuros, sabe? Também não sabia que vocês colocavam a mão na massa desde o início e estou IMPRESSIONADA com o leque de carreiras que pode-se seguir, sério! As matérias teóricas também me chamaram muito atenção, e acho que seriam minhas aulas favoritas se eu cursasse design; adoro tudo que envolva contextualização histórica. o/
ResponderExcluirUm abração, Gabs!
b-luelabel.blogspot.com/
HAHAHA tem muita gente que segue as últimas tendências e tudo, mas também tem gente que tá nem aí, viu? É muita profissão, né? A gente nem tem ideia se não pesquisa ou acaba caindo num post desses de paraquedas. Guria, as teóricas são as minhas favoritas também, eu amo tudo que envolve história <3
ExcluirOi, Gabs. Tudo bem?
ResponderExcluirMuito bacana o post. Tem gente (eu também) que pensa que alguns cursos são moleza. Conheço pessoas que fazem gastronomia (eu achava que o curso era resumido em comer coisa gostosa) e levam fumo dobrado.
Boa sorte na vida acadêmica e futuramente profissional.
Um xero e bom fds!
Transbordando pelos dedos
Gastronomia deve ser difícil pra caramba, né? Eu imagino que eles comem muita coisa gostosa, mas também devem sofrer muito no curso HAHHA
ExcluirOi, Gabii! Eu já sabia algumas coisinhas que tu falou no post (tinha perguntado pros coleguinhas que cursam hahahs). Pense em um curso que eu acho INCRÍVEL! E minha mãe é costureira, então eu cresci no meio desse mundo de desenhar, medir, costurar, etc etc. Acho interessantíssimo!
ResponderExcluirBom semestre pra tu <3
Aiii, tu tá bem inserida nesse mundo então <3
ExcluirOoooooi amore!
ResponderExcluirVocê está bem?
Saudades de vir aqui. ♥
Eu AMEI esse post, sério, ficou ótimo!
Beijos, fica com Deus!
contornoperfeito.blogspot.com
Que bom que gostou, sua linda! Apareça mais, viu? <3
ExcluirOii Gabi, eu super te acompanho lá no insta e vendo suas fotos na faculdade, sempre tive curiosidade de saber um pouquinho mais, pois quando era criança, falava aos quatro ventos que eu seria estilista hahaha, mas essa vontade passou com o tempo.
ResponderExcluirEsse post esclareceu muitas dúvidas minhas, e imagino mesmo o quanto deve ter de teoria nisso (amém humanas) e sempre pensei que já tinha que aprender a costurar e essas coisas, mas nossa, realmente NÃO é um curso fácil, o que é perceptível.
Mas no primeiro semestre é sempre assim, muitas lágrimas, depois a gente acaba pegando prática e vai dando tudo certo haha
Beijos, Tau
versos-de-inverno.blogspot.com
Ahhh, lindona! Ai guria, espero que essa sensação passe mesmo, viu, porque eu sofri foi demais nesse primeiro semestre HAHA
ExcluirOI Gabs, td bem?
ResponderExcluirEu achei esse post tão legal que salvei aqui <3
Já pensei em fazer moda e com certeza vc tirou muitas das minhas dúvidas e ps: SEUS DESENHOS SÃO INCRÍVEIS MULHER! Continue sempre <3
Sério, um dos melhores posts q já vi! Então aqui vai meu muito obrigada!
beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=-ogaP5MCS2Y
AHHHH, LINDONA! Muito obrigada mesmo, eu sou bem insegura com os meus desenhos e fico feliz demais que tu tenha gostado deles e do post <3
Excluirnossa eu amei saber mais sobre essa faculdade
ResponderExcluirhttp://dosedeestrela.blogspot.com/
Que bom que gostou :)
ExcluirOi
ResponderExcluirAdorei o seu post, sabe a minha mãe sabe costurar e eu desde pequena que a via costurar, então acabei aprendendo muita coisa com ela. Que sorte ter a bolsa para estudar, e é bem verdade há muitas actividades ligadas ao mundo da moda que você pode fazer. Boa sorte nos seus estudos!!
xoxo
marisasclosetblog.com
Obrigada, Marisa!
ExcluirGabs, esse é um curso que nunca me animei e me interessei em fazer kkkkk.
ResponderExcluirMas achei seu post ótimo, super bem explicado!
Beijo!
Cores do Vício
Ahhh, mas que bom que gostou mesmo assim, Pathy haha <3
ExcluirNossa! Tudo isso e você acabou de conclui o primeiro semestre, apenas!??
ResponderExcluirEstou fascinada!
Muitas coisas aí eu acreditava e fiquei feliz em saber que são mitos.
Boa sorte no seu curso e muito sucesso!
:*
In.Material
@in_material
Sim, Babi! Até porque o curso que eu faço é graduação tecnóloga, então é bem mais corrido
ExcluirMuita coisa que falou eu não fazia ideia. Adorei conhecer mais desse curso.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Estamos em Hiatus de Inverno, mas tem post novo no JJ. Retornaremos dia 09 de agosto, mas não deixaremos de acompanhar seu blog.
Até mais, Emerson Garcia
Que bom que gostou, Emerson!
ExcluirNossa! Que legal essa postagem!
ResponderExcluirAdorei saber um pouco mais sobre a faculdade de moda!
Realmente são dúvidas que todos nós temos, mas só quem faz a faculdade consegue esclarecer.
Beijinhos da Jacky.
http://www.estilosaefeminina.com.br/
https://www.youtube.com/jackytompson
https://www.instagram.com/jackytompson/
https://www.instagram.com/estilosaefemininablog/
Que bom que pude esclarecer algumas dúvidas, Jacky!
ExcluirAdorei a análise, moda está nas minhas ideias de faculdade, então pra uma pirralha prestes a fazer vestibular como eu o post foi muito bom, eu amei! Explicou direitinho, as pessoas pensam que moda é algo fútil... Sociedade sempre menosprezando as áreas mais criativas :(
ResponderExcluirArrasou linda
www.opsquerida.com.br/
www.instagram.com/siteopsquerida/
Sempre, né? Mas que bom que você gostou, Angel! E se cê acha que é o teu curso ideal, vai fundo! Não deixa ninguém te parar <3
ExcluirOii Gabs. Eu poderia fazer design acho porque sou do tipo que gosta de estar sempre criando coisas, desenhando e fazendo DYI. Tem haver? kkkk
ResponderExcluirMas a grande vibe da minha vida são livros (o que não me impede de gostar de moda obvio) por isso escolhi letras.
Aqui para as minhas bandas só tem curso de design no termo ténico da coisa. E quem eu conheço que faz design sempre me diz como é uma coisa cara.
Mas mudando de assunto, espero que tu tenhas um ótimo futuro na profissão que escolheu.
Beijos.
Blog: Fantástica Ficção
Tem a ver sim, Jé! AHHH, letras é incrível também, já pensei em fazer. Digo o mesmo pra tu, lindona <3
ExcluirSem palavras para dizer o quanto esse post foi esclarecedor, tirou muitas dúvidas que eu tinha. Uma pena ser uma faculdade cara. Mas, para quem gosta, não tenho dúvida que vale muito a pena!
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
Com certeza, Kai! Que bom que gostou <3
ExcluirOi Gabs, muito legal o seu post! Adoro ver mais sobre determinados cursos, mesmo que eu não tinha real interesse em fazê-lo hehehe. Minha mãe fez um curso de corte e costura de um ano e foi bem dificil para ela, lembro que ela ficava desesperada, não era nada fácil, agora imagina só uma faculdade... As pessoas tem mania de querer fazer determinadas areas parecerem fáceis e aquela moleza, né? Um saco. Adorei seu post mesmo! Beijão e muito sucesso para ti nesse segundo periodo! ☺ Os Delírios Literários de Lex
ResponderExcluirEu também sou dessas que adora saber sobre cursos aleatórios hahahah. E nossa sim, sempre menosprezam algumas áreas, principalmente as que tem a ver com arte, né? Sabem de nada!
ExcluirGostei! Bem legal o post, bem explicado :)
ResponderExcluirO Planeta Alternativo
Que bom que gostou!
ExcluirO meu sonho era fazer Design de moda, mas na altura de escolher o curso a minha família encheu tanto a minha cabeça que decidi a segunda área que mais gostava: Comunicação e Multimédia e Trabalho editorial :)
ResponderExcluirKiss, Mariana Dezolt
Messy Hair, Don’t Care ♡
Poxa, Mari :( mas não desiste não, quando terminar esse curso, vai pra moda!
ExcluirEu gostaria muito de fazer moda, não pra ser estilista mas pra trabalhar na produção de desfiles, de editoriais etc mas mesmo assim teria que passar por tudo isso né?
ResponderExcluirCorte e costura etc...
Não parece nada fácil.
Gostei muito do seu post, completo e bem explicadinho.
https://heyimwiththeband.blogspot.com/
Val, a gente é muito parecida hahaha é com isso mesmo que eu quero trabalhar, acho o máximo! E sim, tem que passar por corte e costura, ô sufoco!
ExcluirOi, Gabs.
ResponderExcluirPuxa, gostei de saber mais sobre esse curso.
Acho que realmente tem muitos mitos que as pessoas imaginam sobre esse mundo da moda.
É um curso bem chamativo e infelizmente meio caro :(
Abraços.
Diego || Diego Morais Viana
Infelizmente mesmo, Di! Mas no fim, vale a pena
Excluireu tbm sou formada em moda, me formei ha 10 anos atras, e mt engraçado como até hj algumas pessoas tem as mesmas duvidas, td mundo achava que eu ia me vestir melhor e/ou virar costureira hehe
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Né? Que doideira hahahaha
ExcluirOi parceira de faculdade rs
ResponderExcluirAdorei o seu post e é bem assim que as coisas funcionam!
Eu não sei desenhar e nem costurar. Mas adoro pesquisar tendencias e montar looks.
Eu fiz dois anos de curso e adoraria dá continuidade.
Um beijo
Jéssica Andrews Blog
oi, parceira! hahaha
ExcluirAmeiii esse post. quando eu estava procurando faculdades queria muito Design de Moda, só que cai nesse dilema de saber desenhar/costurar e ai deixei pra lá. Deve ser super legal as aulas práticas
ResponderExcluirbeijos
http://lolamantovani.blogspot.com
guria, não deixa o sonho de lado não! dependendo da faculdade, cê aprende a desenhar e costurar lá mesmo (na minha foi assim, sofrido, mas foi hahaha)
ExcluirNossa arrasou na explicação,esclareceu todas as minhas dúvidas
ResponderExcluirSeguindo seu blog Lindo
http //rafaelarodriguesblog.blogspot.com
Bjão
que bom que gostou, Rafa!
ExcluirQue post interessante! Muitas coisas não sabia, e explicaste tudo tão bem! Parabéns!
ResponderExcluirBeijinho, Ana Rita*
BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/
fico feliz que tenha gostado, Ana!
ExcluirQue legal o post!
ResponderExcluirAdorei conhecer o curso e saber um pouco sobre sua experiência.
Muita gente julga a dificuldade de um curso por puro preconceito, mas só quem vive na prática sabe como é.
naoseavexe.blogspot.com
Exatamente, Paulina!
Excluiradorei saber mais do seu curso, eu queria muito aprender a costurar kk meu sonho é ter uma máquina top acredita?
ResponderExcluirbeijo
Adoletas
Sério? E não tem alguém por perto que tenha alguma máquina pra ti poder aprender? Acho super válido, Mel!
ExcluirMenina, acabei de me formar (a espera da colação de grau), já até fiz um post desses no blog e é engraçado parar pra analisar o que pensam sobre a faculdade de moda e o que realmente ela é.
ResponderExcluirEu até que não achei a mensalidade da faculdade que eu fiz (tecnólogo) muito cara, mas os materiais, só Jesus na causa. Mas as pessoas pensam que a gente vai ficar ligando pra se vestir de acordo com a tendência, que vai ser um mundo cheio de regras, que vamos estudar o tempo todo se combina ou não, quando na verdade os designers de moda são pessoas mais libertas dessas regras. Pelo menos digo por mim e pelos estudantes da minha faculdade. Até porque a nossa regra era: eu vou usar isso porque EU QUERO usar isso. Fim. De resto, muitas dores de cabeças, na mão e coluna. Mas vale a pena pra quem ama o que faz <3.
Beijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page
Seria meu sonho estar formada? Sim, seria muito! A minha também é tecnólogo, e realmente, comparada com outras não é cara, mas pra minha realidade acaba sendo de qualquer forma, sabe? É uma facadinha todo mês, mesmo tendo bolsa hahah. E menina, exato! O tanto de gente que acha que eu vou julgar estilo o tempo todo só porque faço moda... se eles soubessem que a gente nem liga pra essas regras desse jeito, né?
ExcluirHey Gabs! Tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca fui de me vestir de acordo com a tendência kkk
Acho essa faculdade bem bacana!
Obrigada pela visitinha lá no blog.
Volte sempre!
~ miiistoquente
E se eu te disser que nem as professoras de moda ligam pras tendências, cê acredita? hahaha. Claro que é legal saber o que é in ou out e etc, mas não é o foco do curso, sabe?
Excluiroooi, adorei o seu post, acho que é super legal fazer isso quando a gente ta em um curso que é bem mitificado. E o ponto maravilhoso desse seu post é que você é tão acessível e simpática que ler tudo que você escreveu é uma brisa de ar fresco até mesmo pra quem não é da área.
ResponderExcluirhttps://umagarotanadaencantada.blogspot.com
ah meu deus QUE GRACINHA DE COMENTÁRIO
ExcluirOii Gabs!! Eu achei o teu post bem interessante e original. E ri alto com a pergunta “você aprende a se vestir bem?” HAHAHA Que bom que o primeiro semestre tá finalizado! Acho interessante esse tema, e sim ia ser legal um post sobre o mercado. Manda mais!! Beijo
ResponderExcluirwww.verdadeescrita.com
pode deixar, beca!
ExcluirOi Gabs, tudo bem?
ResponderExcluirIncrível o post, bem elucidativo!
O que achei mais legal é que o curso parece menos elitista do que eu pensava, no sentido de que você não precisa ser ~~~a blogueirinha antenada que usa as peças de grife/da moda, sabe?
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
siiim! eu também tinha essa ideia e fiquei muito feliz quando descobri que na real é todo mundo bem de boa (pelo menos na minha faculdade haha)
ExcluirAmei o post! Há muita informação que eu não sabia, e é bom saber que realmente não precisa saber desenhar. Tu tens muito talento! <3
ResponderExcluirBeijos, www.thefancycats.pt
obrigada, meu anjo <3
ExcluirOlá, adorei ler o post arrasou no tira duvidas.
ResponderExcluirMuitas informações confesso que não sabia.
Beijos
www.glamour2.com/
que bom que gostou, Mary! <3
ExcluirAdorei saber mais sobre o curso!
ResponderExcluirSe quiser participar, estou sorteando um kit de acessórios lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/08/sorteio-acessorios.html
fico feliz que tenha gostado!
ExcluirBom dia,
ResponderExcluirGostei demais desse post, muito esclarecedor, gosto muito do assunto pois minha mãe é costureira e até sei costurar na máquina overlock...bjs.
http://devoradordeletras.blogspot.com/
overlocks são tão boas de costurar, né? gosto! agora as máquinas comuns são o meu pesadelo HAHAH
Excluirwelookups
ResponderExcluirQue post sensacional hahahah Eu quero fazer faculdade de moda e tinha muitos desses medos: nao saber desenhar e costurar, e pagar caro (esse infelizmente é vdd). Aqui em Curitiba também não tem esse curso nas universidades publicas, e o preço nas particulares é uma facada :P
ResponderExcluirBeijos, Isa Nonemacher
se joga, Isa! tenta conseguir alguma bolsa, é uma ajuda e tanto <3
ExcluirGreat post dear. Thanks for sharing.
ResponderExcluir