23 setembro 2018

PRA VOCÊ | guia pra entender o básico das eleições 2018

Foto: Benjamin Robyn Jespersen
oi, gente! como disse o twitter da série house of cards uma vez: "Tá difícil competir." o tweet se referia á política brasileira, e olha que isso foi ano passado, antes mesmo desse caos que a gente se encontra hoje. é por isso que o papo de hoje é, sim, de última hora, mas é sério e pra todo mundo, inclusive e principalmente pra você que não gosta de política, tá? não fecha a aba, fica aqui, vai.

eu sei, política é chato, eu também não aguento mais falar sobre o assunto, mas e aí? é melhor se estressar agora do que durante os próximos 4 anos inteirinhos, certo? antes de começar, já aviso que eu não sou mesmo nenhuma expert, tô longe disso e todas as informações do post eu adquiri através de vídeos e pesquisa. mas por que falar sobre isso então se eu não sou expert no assunto? porque a política interfere na vida de todos nós e quanto mais informação temos sobre, mais podemos opinar e usá-la ao nosso favor. eu entendi que tudo é política: desde o nosso direito a usar a internet até a nossa existência. porque sim, a tua existência é política, a minha? também é política pra caralho. se posicionar, no fim das contas, acaba sendo essencial, por isso eu quis fazer esse guia, pra ajudar quem tá perdidão a entender algumas coisinhas básicas que eu também não entendia e tinha vergonha de perguntar. bora?
porque é obrigação? sim, também. mas eu vejo muita gente falando sobre votar nulo ou em branco, e a gente tem que entender que a solução não tá aí. votar é importante porque é a sua chance de fazer parte de uma decisão que pode mudar a sua vida e a vida de um país inteiro. eu sei que parece que nós somos apenas 1 em 1 milhão e que o nosso voto não faz diferença, mas faz sim. é através da política que a gente pode usar a nossa voz pra escolher algum candidato que nos represente e pode até não ser 100%, mas sempre vai existir alguma opção que se encaixe de alguma forma nas suas ideias. votar nulo/branco não é uma forma de protesto, é uma forma de, literalmente, se anular e simplesmente não lutar contra o que você acha errado. é uma forma de se calar, de jogar fora as conquistas de direito de votos, é uma forma de deixar os outros tomarem decisões por você, decisões essas que vão afetar a sua vida diretamente. o seu voto é a sua voz, você vai usá-la ou se calar e deixar todos os outros falarem no seu lugar?

parece que a gente só vota pra presidente, mas não, gente, é um bando de coisa! além de presidente, e vice-presidente, 2018 também é o ano em que vamos escolher governador e vice-governador do estado e do distrito federal, senador e, pra finalizar, deputados federal e estadual.

dia 7 de outubro eu quero todo mundo bem bonitinho indo votar, viu? é das 8h às 17h. e em caso de segundo turno, a votação ocorre dia 28 de outubro.

agora que a gente sabe por que votar, quando votar e em quais cargos votar, tá na hora de descobrir quais são as funções desses tais cargos. as principais funções de um deputado estadual são as de fiscalizar, propor, aprovar, revogar, alterar leis ou projetos de leis do Estado e fiscalizar as contas do Poder Executivo (clica aqui pra saber sobre os 3 poderes!). aliás, é ele quem representa o seu estado lá na Assembléia Legislativa, e as leis criadas por essa pessoa são aplicadas somente no estado que o elegeu.

o deputado federal também vota e aprova leis e também vai representar o povo, mas pro rolê ficar mais organizado, ele cuida das leis em abrangência nacional. ele pode também fiscalizar os atos do presidente da República e aprovar ou não medidas provisórias editadas pelo Executivo.

enquanto os deputados vão representar o povo, o Senador vai representar os estados e o Distrito Federal por 8 anos (sim!!!), vai ser ele quem vai fazer leis, fiscalizar o Poder Executivo e processar e julgar, nos crimes de responsabilidade, o presidente, seu vice e outros cargos importantíssimos.

é o governador quem vai representar o Estado nas suas relações políticas, administrativas ou jurídicas, é ele quem vai participar do processo legislativo, e cuidar da segurança pública, ou seja, um bando de coisa. pra fazer esse bando de coisa, ele recebe a ajuda dos secretários do estado e também tem um vice.

o presidente, claro, vai ser o que cuida do rolê todo. ele é o chefe do Estado, do governo e não satisfeito, também é representante do povo. é ele quem governa e administra os interesses públicos da nação, tem responsabilidades administrativas (do tipo nomear os chefes dos ministérios e ministros, etc), legislativas e militares, representa o Brasil até internacionalmente e decide sobre as nossas relações com outros países, sustenta a nossa independência, tenta manter a ordem do lugar e tem que ter um plano de governo com propostas. além disso, ele também tem vice, que a gente tem que ficar de olho!

como eu falei, o presidente tem que ter um plano de governo apresentando suas propostas e maneiras de realizar essas metas, por isso, cada candidato apresenta o seu. a EXAME reuniu aqui nesse link os planos dos 13 candidatos à presidência e eles variam de 5 páginas, como o da Vera do PSTU, até 228 páginas como o do Guilherme Boulos do PSOL. Pra facilitar a nossa vida, a BBC reuniu aqui nesse link as propostas de cada candidato separadas por tópicos e de uma forma mais interativa.

nas últimas semanas eu tenho ouvido muita gente falar sobre o voto útil e isso nada mais é do que votar estrategicamente, digamos assim. sabemos que existem 13 candidatos à presidência, mas na realidade, só 3 ou 4 têm chances reais de vencer. o voto útil seria deixar de votar em um dos que não têm chances de ganhar e focar nesses 3 ou 4 que podem vencer, entendem? ele é usado, principalmente, pra derrotar algum candidato em comum, colocando na presidência alguém capaz de o ultrapassar no segundo turno. aí cabe a você decidir se o voto útil faz sentido pra ti ou não.

o primeiro turno vai acontecer dia 7 de outubro quando todo mundo sair da sua casinha pra votar. o segundo acontece dia 28 de outubro e ocorre quando nenhum dos dois candidatos mais votados atinge a maioria absoluta dos votos válidos, que seria 51%. ah, o segundo turno só acontece com presidentes e governadores.

a Jout Jout tá fazendo uma série de política simplesmente sensacional. esse é só o primeiro vídeo da série, mas vale muito a pena ver todos. ela explica muito muito muito bem sobre a importância da política e da democracia e indica aplicativos pra gente poder acompanhar e escolher nossos candidatos de uma forma mais tranquila, e tudo de um jeito divertido, dá o play!


esse vídeo da Ellora é maravilhoso, aliás, tirei váaaarias informações pro post desse vídeo aí (e do site do TSE também!). aqui, além de explicar as funções e salários de cada cargo, ela também explica um pouco sobre os partidos e suas coligações de um jeito bem descontraído, além de indicar alguns sites bem legais e dicas pra gente escolher bem os nossos candidatos. ah, quem quiser me indicar outros vídeos sobre o assunto, tô quereni!


e é isto galera. post básico e enorme que eu queria ter feito antes, mas não rolou. agora faltam só 14 dias e nós temos um candidato aí que poderia nos levar de volta para a escuridão (não fui eu que disse, foi o excelentíssimo The New York Times), então vamos votar conscientemente, eu imploro, lembrando de pensar não só no seu bem estar, mas no bem estar de toda uma sociedade que é 100% plural e diversificada também.

e pra finalizar, vale relembrar: já são quase 7 meses sem respostas sobre o assassinato de Marielle e Anderson. eu não esqueci, e tu?

VEJA MAIS:
Me acompanhe também nas redes sociais: 

43 comentários:

  1. Gabs, seu post está maravilhoso! Muito bem explicado!
    Vou conferir esses dois vídeos que você postou! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Esse foi o post mais útil que li hoje! Algumas dessas coisas eu nem sabia, mas mesmo não gostando de política eu tenho pesquisado para pelo menos votar em pessoas que parecem ser bons candidatos.

    P$: Te indiquei em uma tag!
    Sunshine Blogger Award

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coisa boa ler isso, Jeci! e muito obrigada pela indicação, já vou ver <3

      Excluir
  3. Palmas palmas!!
    Primeiro blog que vejo um post super útil, explicadinho e importante sobre as eleições!
    Eu odeio política, mas é bem como você disse né, melhor se estressar agora por poucos dias do que pelos próximos 4 anos.
    E acho que se todo mundo pensar assim "... lembrando de pensar não só no seu bem estar, mas no bem estar de toda uma sociedade" tudo já fica melhor, pra todos.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por esse guia tão completo e explicativo.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu moro fora do brasil e estava a um tempo, tipo uns 2 anos atrás, a pensar em nem votar, pois seria complicado faltar ao trabalho (pensava eu que era dia de semana), e ter que ficar horas a espera para votar e só pagaria uma multa equivalente 5 euros. Mas estive a refletir sobre isso recentemente, ok não moro no brasil des dos meus 15 anos, não tenho previsão de voltar pois a minha toda está cá, mas o Brasil é o meu pais de origem e seria muito errado ignorar todos os problemas sociais que ele está a passar só porque não moro lá.

    Ultimamente tenho pesquisado mais sobre a questão económica do brasil, algo que me vez ficar surpresa pois não sabia que era assim tão mau, que os impostos eram tão elevados, Isso me fez sentir mau por poder comprar e ter certas coisas que no brasil as pessoas demoram um ano ou mais para juntar o dinheiro para poder obter aquele produto, pois é considerado quase um item de luxo. Basicamente comecei a sair da minha bolha .

    Antes eu tinha uma visão muito má sobre cotas, pois ficava naquela se "cá na europa não tem porque o brasil tem essa palhaçada", "quer entrar na universidade basta tira nota alta", mas hoje compreendo que no Brasil cotas é algo extremamente necessária devido a desigualdade social.


    Com carinho Renata Prado | LuArtico |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que exemplo lindo de empatia, Re! é assim que a gente faz um país melhor, pensando nos outros e fazendo o possível pra fazer o melhor como a gente pode <3

      Excluir
  7. Oi, Gabs
    Que legal esse post, eu achei super útil! Eu mesma vou votar pela primeira vez esse ano e fico bem perdida em relação a função de cada um, e pra que serve. Pra ser sincera também eu nem tenho candidatos ainda, estou deixando pra última hora pra poder conhecer as propostas, isso porque eu acho que é um pior que o outro... Jesus, a situação aqui em Brasília tá péssima demais. Adorei a ajuda!
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que pude ajudar, Mika! isso tudo é confuso demais, né? deus me livre hahah

      Excluir
  8. Amei seu post, não vi nenhum post assim até hoje. Esse será o primeiro ano que voto e confesso que estou bem perdida, sem nenhum candidato definido.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Oii Gabs.
    Amei o post. Eu gosto bastante de política, mas esse ano só tenho um projeto de votar em quem estiver a frente ou perto do candidato do PSL. Como mulher, eu sei que é meu direito votar contra quem quer tirar minha liberdade.
    Contudo, não gosto de discutir sobre política porque sempre dá rolo. Mas foi bem legal entender ainda mais um pouco dos cargos do que estamos votando esse ano.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMÉM, JESSICA! Eu também votei e fiz o possível pra explicar pra outras pessoas porque esse candidato era uma má ideia. e bah, sim, discutir política sempre dá rolo haha

      Excluir
  10. Que excelente post, muitos parabéns!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderExcluir
  11. Nossa quanto cargo que será elegido a 7 de outubro ai no Brasil --'
    Muito boa informação e bom post, gostei :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderExcluir
  12. Ótimo! Estou preparando um post pra falar sobre eleições também. É realmente importante se envolver e votar. ;)

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  13. Ameiii o post, serviu muito para esclarecer muita coisa na minha cabeça, essa época de eleição me deixa louca hahahahahha. Apesar de ainda não votar, entendo a importância do nosso voto, é exercer nosso direito como povo. Amei seu blog e seu post que foi feito com muito amorr
    Beijooosss
    claraaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh, que linda, Clara! fico feliz que o post vá te ajudar quando você for tomar essa decisão tão importante <3

      Excluir
  14. Adorei o post, acaba que a falta de informação faz muita gente votar sem nem saber o que os cargos fazem e o pior, sem saber tudo sobre o candidato. É sempre bom ler as propostas e pesquisar mais a fundo a vida politica dos candidatos e ver qual se alinha mais com sua visão.
    Estou com muito medo dessa eleição, espero que todos possam saber bem o candidato em que está votado para evitar problemas futuros.
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, exatamente! mas o que eu mais gostei nessas eleições foi ver o tanto de gente se disponibilizando pra conversar e explicar sobre esse papo que é tão complicado pra quem não entende tão bem, né? eis um lado bom disso tudo

      Excluir
  15. muito bom esse post, com certeza temos que ser eleitores mais conscientes se queremos que algo mude

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  16. Utilidade publica esse seu post, Gabs!
    Do jeito que o povo fica cego em época de eleições, um estudo como esse seria uma ajuda e tanta.

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
  17. Oi Gabs!! Eu gosto do conteúdo que você compartilha aqui no blog, sempre útil. Principalmente nessa bagunça política atual que o país anda, esse ABC sobre como funciona e perguntas básicas e muito importante. Já reparou que as pessoas não leem mais? Imagina pesquisar sobre o candidato, se informar sobre o que tá acontecendo, etc? Teu post é utilidade pública, principalmente os links da Exame e da BBC sobre as propostas dos candidatos. Tá ai, facinho de achar é só ler e votar consciente. =) Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim! as pessoas têm preguiça de ler o próprio plano de governo de quem pretendem votar, dá uma tristeza, né? mas é aquilo, a gente tenta como dá, espero que o post tenha ajudado alguém a votar consciente! e obrigada, beca <3

      Excluir
  18. Hey Gabs! Tudo bem?
    Foi bem esclarecedor esse seu post sobre política e eleições. Com certeza vai ajudar muita gente!
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  19. É ótima sua intenção de deixar tudo mais claro pra nossa nova geração!!

    https://siriacocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Menina, que post bem explicado. Acho que vai ser minha segunda eleição e confesso que não entendia bulhufas de nada. Esse ano então, nem imaginava que seria 13 candidatos a presidência, eu sei só de 4.
    Gostei da sua explicação, bem simples de entender e sem aquelas linguagens chatas que ninguém sabe o que significam.

    Beijos
    Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 LIKEGABS | Por Gabriela Soares , Blogger