Dumplin' estreou há pouco tempo na Netflix e já se tornou um dos meus comfort movies. Baseado no livro - que também se chama Dumplin' - a história gira em torno de Willowdean (Danielle MacDonald), uma adolescente gorda que é filha de uma ex miss (Jennifer Aniston) cuja vida, até hoje, se baseia nos concursos que ela venceu lá em 1991. Willowdean decide então participar do concurso que sua mãe tanto prestigia e a partir daí o filme nos conquista com body positivism, muita amizade, foco na relação de mãe e filha e reflexão sobre os padrões da sociedade. Inspirada por isso, criei uma listinha com 4 lições valiosas que o filme nos passa sobre empoderamento. Olha só:
1. TODO CORPO É UM CORPO DE BIQUÍNI
Vai chegando o verão e o número de matérias que surgem sobre "como atingir o corpo de verão" é incontável. Mas você já parou pra se perguntar por que um "corpo de praia" não é simplesmente qualquer corpo na praia? E é exatamente isso que o filme faz questão de criticar: essas coisas sem noção que a sociedade criou algum dia e que, por algum motivo inexplicável, a gente continua reproduzindo. Willowdean e suas amigas Ellen (Odeya Rush), Millie (Maddie Baillio) e Hannah (Bex-Taylor Klaus) estão ali pra nos mostrar que somos todas lindas de jeitos muito diferentes, e pra dizer que sim, todo corpo é válido e perfeito pra usar biquíni.
2. CERQUE-SE DE PESSOAS QUE TE FAZEM BEM
Amizade. Tá aí outro assunto que o filme fala muito e muito bem. Além da melhor amiga Ellen que se joga no concurso pra apoiar Will, ao longo do filme a protagonista faz amizade com outras meninas da competição e com algumas drag queens maravilhosas que se tornam um verdadeiro grupo de apoio: todas totalmente diferentes, mas com um objetivo em comum e a qualidade de serem pessoas que acreditam nela e a incentivam, enquanto Willowdean faz o mesmo em retorno. São relações muito saudáveis. Relações de troca em que cada uma contribui da maneira que pode, com incentivo e confiança, da forma como amizades realmente devem ser. Como Will cita: lealdade é amizade sincera.
3. MULHERES EMPODERADAS EMPODERAM MULHERES
Quando você constrói a sua autoestima, é muito mais fácil ajudar outra pessoa a se amar também, e ás vezes isso acontece até inconscientemente, como no filme. Uma cena muito legal (leve spoiler a seguir) acontece bem no início, quando Will se inscreve no concurso e logo outra menina chamada Millie , que também é gorda se inscreve, deixando bem claro pra ela que "Se você se inscrever, eu também vou!" (fim do spoiler). A cena é rápida, mas é muito importante e nos prova que empoderamento e representatividade estão muito ligados e é por isso que mulheres levantam mulheres, porque quando uma percebe que é capaz, outras acabam passando pelo mesmo processo. União é fundamental.
+ LEIA MAIS: FEMINISMO | 5 coisas que aprendi com o movimento
4. A AUTOESTIMA COMEÇA DE DENTRO PRA FORA
Dumplin' também nos lembra sobre como a aceitação é um processo que tem que começar por você. No filme, Will não parece se importar tanto com o seu peso, mas por causa dele, ela possui certas inseguranças. Claro, é inevitável não ter inseguranças, mas quando elas atrapalham a sua vida é sinal de que tem algo de errado. Dumplin' usa a relação com Bo (Luke Benward), o crush de Will, pra falar dessa situação na qual mesmo com ele dizendo que ela é linda, Will custa muito a acreditar. Ela precisa de todo um processo pra se sentir realmente empoderada e aí sim, acreditar na palavra de Bo.
A melhor parte e o diferencial de Dumplin' é que o processo de Will não envolve emagrecimento. Isso nem passa pela cabeça dela. O filme simplesmente cumpre o seu papel de dizer que aceitação precisa começar de dentro pra fora e que alterar o jeitinho que você é não é preciso pra fazer acontecer. O processo, óbvio, é mais lento e demorado do que no filme, mas a Will tá aí pra nos dizer que tá tudo bem.
Eu foquei aqui nas lições que têm mais a ver com autoestima, mas uma liçãozinha extra é a de que todo mundo tem as suas batalhas internas. É muito legal como Dumplin' conseguiu trabalhar vários assuntos importantes de uma forma tão leve e divertida, por isso eu recomendo muito. Agora vai dar biscoito pra esse filme, por favor!
Gostou? Compartilha com as migas pra elas assistirem esse hino de filme também! Ah, e antes de ir, queria avisar que eu criei um Instagram pro blog (@likegabs), desse jeito é mais fácil de ficar por dentro dos posts, além de eu postar outras imagens bonitinhas e incentivadoras por lá. Se seguir, me avisa, viu? Um beijão e até o próximo post ❥.
VEJA MAIS:
Me acompanhe também nas redes sociais:
Você não faz ideia do quanto fiquei com vontade de ver essa série, deve ser muuuito maravilhosa! Já anotei a dica.
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Espero que tu goste, Kaila <3
ExcluirQue linda postagem!
ResponderExcluirMuitas mulheres precisam ler!
Beijinhos da Jacky.
http://www.estilosaefeminina.com.br/
https://www.youtube.com/jackytompson
https://www.instagram.com/jackytompson/
https://www.instagram.com/estilosaefemininablog/
E assistir!
ExcluirEu não conhecia esse filme, mas é uma boa dica para assistir agora que estou com a mente muito vazia. Vou anotar :)
ResponderExcluirBeijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page
Espero que tu goste, viu?
ExcluirDeve ser bem legal. Gosto muito da Jennifer Aniston.
ResponderExcluirBeijos
https://garotadoscremes.blogspot.com/
Ela é maravilhosa, né?
ExcluirAdorei a dica, e já quero assistir.
ResponderExcluirParece ser muito show mesmo.
Beijos
www.glamour2.com
É sim, Mary <3
ExcluirLições valiosas. Acreditar em si mesmo é fundamental.
ResponderExcluirParabéns pelo layout do blog, adorei.
Bom fim de semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Voltamos do hiatus com bons conteúdos.
Até mais, Emerson Garcia
Aaaa obrigada, Emerson <3
ExcluirQuero assistir! Gostei muito do que você escreveu ;)
ResponderExcluirO Planeta Alternativo
Que bom que gostou!
ExcluirNunca assisti, mas só de ler o post fiquei empolgada, parece ter muito empoderamento e sororidade <3. Vou assistir.
ResponderExcluirBlog da Fernanda
Tem sim, Fê <3
ExcluirOi
ResponderExcluireu amei assistir esse filme, terminei com um sorriso no rosto, muitas lições interessantes no filme, tenho que aprender a ser um pouco como ela nessas questões.
http://momentocrivelli.blogspot.com
Eu terminei do mesmo jeito <3
ExcluirOi Gabs,
ResponderExcluirAi que lindeza. Eu conhece a Danielle por causa de um filme musical que ela fez, e a personagem era bem decidida, mas também sofria com algumas pressões do passado da mãe dela.
Ela é maravilhosa e fiquei muito curiosa pra assistir esse filme, ainda mais por todas essas questões positivas que trás. Os jovens precisam muito se inspirar em materiais assim, se sentirem representadas e principalmente, notar quem as rodeia.
até mais,
Canto Cultzíneo
E eu que conheci a Danielle em Bird Box e nem sabia que ela era? HAHAHHA. Já a atriz da Millie conheci no teatro de Hairspray, maravilhosa!
ExcluirOi Gabs,
ResponderExcluirEu ainda não li o livro, mas já vi o filme e recomendei para todos que conheço. Realmente o final passa uma mensagem maravilhosa.
Até mais!
www.depoisdaleitura.com.br
Né?! <3
ExcluirOi Gab's
ResponderExcluirEu vi o filme ontem a noite e estou encantada com ele. Que filme, senhores, que filme. Toda a trajetória de aceitação da Will é algo maravilhoso. E mostrar a relação dela com a tia Lucy e a relação com a mãe dela... Maravilhoso.
Vidas em Preto e Branco
SIIIM! Amei muito as relações da tia Lucy com as duas, simplesmente lindo <3
ExcluirOi, fiquei bem curiosa pra assistir a serie deve ser o máximo.
ResponderExcluirBeijos
blogdamary7.blogspot.com
É um filme, Mary! Mas é o máximo mesmo hahah
ExcluirEu adoro a Jennifer Aniston desde sempre (#friendsaddicted) e só isso já seria o suficiente para que eu procurasse por esse filme. Mas toda a temática e as lições que você apresentou me obrigam a correr atrás dele JÁ.
ResponderExcluirPreciso contar o quanto o seu blog vem apresentando uma temática da qual eu gosto muito. Sempre com textos cheios de qualidade, que acrescentam algo na minha vida. VOCÊ É INCRÍVEL!
Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com
AI QUE COMENTÁRIO LINDOOOO! Me abraça <3
ExcluirOi Gabs,
ResponderExcluirEstou exatamente nesse momento assistindo ao filme rsrs.
Achei a história maravilhosa e inspiradora!
Bjs e um bom fim de semana!
Diário dos Livros
Siga o Instagram
hahahaha e aí, gostou?
ExcluirOi, Gabs... assisti o filme esse final de semana e adorei!
ResponderExcluirA história é realmente linda!
Beijos...
>>Blog da Gio<<
Siiim <3
ExcluirGabs, confesso que não sou chegada no gênero, mas irei assisti-lo, principalmente pelas mensagens que ele passa!
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
Espero que goste, Pathy!
ExcluirQue bacana Gabs eu não vi esse filme ainda, mas agora vou querer assistir, tão bacana quando um filme passa lições tão importantes assim.
ResponderExcluirBeijos!
http://www.pamlepletier.com
São os melhores!
ExcluirOi Gabs!!! Eu vi esse livro mês passado e fiquei interessadíssima, é tão importante existirem filmes que retratam esse assunto, que mostra que não precisamos ser igual aos outros para aceitarmos quem somos. Amei a resenha e a indicação.
ResponderExcluirabraços de urso,espelho do Reino
Que bom que gostou, lindo <3
ExcluirAcho que uma das lições mais importantes que essa história transmite é que será terá alguém querendo dizer como vc deve ser.
ResponderExcluirAdorei seus aprendizados! Eu amo o livro e achei a adaptação maravilhosa.
beijos
Sai da Minha Lente
Sou louca pra ler esse livro aaaa
ExcluirEu tenho amado filmes assim, apesar de ainda não ter assistido esse. Como não tenho Netflix, algumas coisas que são boas fico sabendo através de canais e blogs mesmo. Adorei a dica, já está anotada e já vou procurar para assistir. :)
ResponderExcluirGrande beijo, Fran.
www.delirioscotidianos.com
Tu vai adorar, Franci <3
ExcluirOi Gabs
ResponderExcluirVocê arrasou nesse post. Adorei os tópicos que você elencou sobre o filme. Se eu tinha dúvidas antes, se valia a pena ou não assistir, não tenho mais :)
Gostei bastante da abordagem de empoderamento e de autoestima. Realmente, essas são mensagens muito valiosas que, algumas vezes, não damos muita bola, mas que conforme as coisas começam a desandar percebemos o quanto é importante cuidar de si mesmo, não só por fora mas também por dentro.
Beijos!!
ABOBRINHA COM CHOCOLATE
Que bom que tu gostou, lindona! E disse tudo
Excluiromg loved this blog post thanks for sharing
ResponderExcluirjadieegosh
Thanks, babe!
ExcluirOlá
ResponderExcluirTudo bem?
Putz, que postagem maravilhosa, arrasou!
Beijos da Kah
Blog Mundo da Kah
Canal Blog Mundo da Kah
Instagram
Obrigada, linda! <3
ExcluirOMG, eu amei esse post e os temas que esse filme proporcionou. O que eu mais amei foi "todos os corpos, são corpos de biquini" e isso é verdadeiro, não é nós que temos que caber na roupa, é a roupa que tem que caber em nós. Eu amei o post, meus parabéns.
ResponderExcluirhttps://www.dosedeestrela.com.br/
SIM SIM SIM!!!
ExcluirOI GABS!
ResponderExcluirADOREI A DICA DO FILME, TE LENDO ME DEU VONTADE DE VÊ-LO
ABRÇS
https://zilanicelia.blogspot.com/
Espero que assista, Zi! É maravilhoso <3
ExcluirQue boas lições estás!
ResponderExcluirRêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
Né?!
ExcluirOi Gabs!
ResponderExcluirMenina, eu comecei a assistir esse filme sem ter muita expectativa, mas QUE FILME MARAVILHOSO! Eu chorei horrores!
Como é linda a forma como eles trazem esse debate do empoderamento e da autoaceitação de uma maneira leve, divertida e graciosa.
Quando eu terminei de assistir, fiquei vontade de sair espalhando pra todo mundo. hahahah
Concordo muito com os pontos que você levantou.
Beijos!
Borboletra ♡ Instagram
Sabe que eu também comecei sem muita expectativa e me surpreendi muito (tanto que fiz esse post hahahah)? É lindo demais!
ExcluirEu gostei muito do filme e das lições dele, só que me frustei por não ter algumas coisas do livro (a chata que fantasiou cenas especificas).
ResponderExcluirAcho muito importante esses filmes que empoderam meninas
beijos
lolamantovani.blogspot.com
Menina, já vi outras pessoas falando isso também! Me deixaram com mais vontade ainda de ler essa história
ExcluirNão costumo ver a Netflix.
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Menina, me ensina a ser assim? HAHAH
ExcluirOi Gabs.
ResponderExcluirEspero assistir e ler essa obra em breve. Gosto muito de obras que personificam um manifesto, e esse é realmente importante.
Adorei seu post.
Me deixou apaixonada.
Beijos.
Fantástica Ficção
Aw <3 espero que curta quando assistir!
ExcluirAinda não tinha reparado nesta série mas ao ler o seu post ela acabou de entrar na minha lista - literalmente. Tem lições realmente maravilhosas, AMEI! ♥
ResponderExcluirIt's Lizzie
Nossa, amei demais esse filme! Pra ter um corpo de praia, é só ter um corpo. Ter pessoas que te fazem bem é o ponto principal na vida de qualquer pessoa. Quando nos cercamos de pessoas que nos fazem bem, tudo fica mais fácil. A Millie era super emponderada só precisava de um empurrãozinho de motivação pra fazer o que ela queria, amei demais! Por isso é tão importante seguir meninas que nos fazem bem no Instagram, sabe? Ao invés de ficar seguindo gente com outro padrão de vida, isso só nos deixa mais frustradas. Óbvio que depois que adquirir certo entendimento e maturidade, a gente pode seguir quem quiser, mas enquanto estiver nesse processo, é importante seguir só quem vai nos influenciar de acordo com o que precisamos. Mesmo eu não sendo gorda (sou acima do meu peso ideal, mas aparentemente não sou gorda) me identifiquei muito com a Will, principalmente na parte do Bo ter um crush nela, já passei por situações parecidas em que o garoto veio querer conversar comigo e ficar comigo, e por eu achar que ele é "muita areia pro meu caminhão" meio que me afastava o máximo. Enfim, adorei o post demais! Esse filme merece muito biscoito sim, haha!
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
Eu ainda não assisti este filme, mas pelas lições eu já amei e vou assistir no carnaval com certeza. É tão importante criações assim que valorizaram as mulheres do jeito que elas são e não do jeito que a sociedade quer ♥
ResponderExcluirUm beijo,
Blog da Kitbox ♡
Oi Gabs, td bem?
ResponderExcluirVC É MARAVILHOSA, porque eu vi esse filme mas não dei nada! Passei reto e agora eu to aqui me xingando por não ter assistido, mas farei isso em breve!
FILMES NECESSÁRIOS <3
beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Parece ser um ótimo filme.
ResponderExcluirEu gosto desses temas que nos fazem refletir.
Ótima semana
http://mylife-rapha.blogspot.com
Assisti ao filme e amei de coração! O assunto abordado me fez refletir bastante, e desde então tenho mudado meus pensamentos e começando a transformação de dentro para fora.
ResponderExcluirAmei seu post!
Beijos boa semana ,
http://www.bellapagina.blogspot.com.br
Oi Gabs, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei as lições que você tirou do filme. Assisti domingo passado, achei ele bem bacana, mas não achei uma obra-prima. Acho que senti dificuldade de me conectar com a Will, sabe? Ela me pareceu um pouco "julgadora" demais, sei lá. Gostei mais das amigas coadjuvantes.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Eu vi o trailer achei legal, mas fiquei de ver outro dia; agora lendo esse post quero muitooo assistir Dumplin'!
ResponderExcluirIsso de mulheres empoderadas empoderam outras mulheres pé fato, eu por exemplo não sou/não me acho nada empoderada, mas tenho uma amiga que é super bem resolvida, aí quando tô com ela eu acabo em sentindo incrível, parece que é algo contagioso hahahaha, nada como uma apoiar a outra né?
Muito legal seu post Gab, como sempre! ♥
Inclusive comentei sobre seu blog lá no meu :)
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Esse filme é incrível!!!
ResponderExcluirÓtimo post!
>>> https://blogjulianarabelo.wordpress.com/
Encantadíssima com a "proposta" de Dumplin, quero muito assitir.
ResponderExcluirE cara, realmente mulheres empoderadas empoderam outras mulheres
Beijos <3
https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/
Vou tomar nota!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
super legal ver esse post e essa indicação por aqui, o filme é uma fofura cheio de mensagens positivas
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Ahh, que post lindo, Gabs. :) Me deu muita vontade de assistir Dumplin agora, eu não conhecia essa série. Eu concordo com todos os ensinamentos apontados por ti: todo corpo pode ir à praia, vestir biquíni, etc. É triste ver essa obsessão com a estética do corpo :/ como se fosse objeto de apreciação alheia.
ResponderExcluirAcho também que a união de mulheres empodera outras mulheres. Quando elas se juntam pra conversar, desabafar, se apoiar, acho que é uma forma da gente se empoderar, também.
Muito lindo a gente falar sobre isso: é tanta pressão e opressão da sociedade em relação às mulheres. A indústria da moda se recusando a vestir modelos que vestem 42, a mídia nos bombardeando com imagens de moças embonecadas e com mil cirurgias, e a gente querendo fazer mil procedimentos pra se encaixar nesse padrão, achando que seremos felizes... Bem complicado o que a mulher passa hoje em dia. É difícil lidar. Mas posts como o seu fazem diferença :)
Beijo, Gabs <3
Ai que agora fiquei com mais vontade ainda de assistir, esse seu post está puro amor.
ResponderExcluirCharme-se ♡
Que legal!!!
ResponderExcluirAdorei todas as lições e já quero ver esse filme.
Valeu pela indicação, Gabs.
https://naoseavexe.blogspot.com
Esse filme deve ser incrível! Quero muito já assistir. Temas sobre empoderamento são maravilhosos.
ResponderExcluirhttps://www.achatadebatom.com
Oi Gbas, eu amei esse filme, vou até escrever sobre ele. A mensagem que passa é linda, a Micaeli adolescente deveria ter assistido um filme assim, seria bem mais fácil se aceitar. ótimo post.
ResponderExcluirVisite: https://eumicaeli.blogspot.com/
Thanks for publishing such an informative blog. The best information is sharing on this blog. Cheers!
ResponderExcluirNahid | https://bestclicknow.com
Olá Gabriela,
ResponderExcluirNão conheço o filme. Na verdade sou mais de livros do que filmes.
Mas tudo o que li e a mensagem que passa para quem não conhece é maravilhosa :) :)
Um beijinho :*
Http://tudosoblinhas.blogspot.com
Nós ainda não o vimos, mas já apontamos!
ResponderExcluirBeijinhos :D
http://damselme.blogspot.com/?m=0
Que post mais lindo e encorajador! parabéns!!
ResponderExcluireu ainda não assisti,mas irei assim que puder!
osenhordoslivrosblog.wordpress.com
Oi Gabs, tudo bem?
ResponderExcluirGostei da premissa do filme e da lição que ele passa. Fiquei com vontade de assistir. Ainda não tenho acesso à Netflix, mas assim que tiver me lembrarei desse filme.
Abraço;
Mente Hipercriativa
FanPage Mente Hipercriativa