09 março 2019

#GIRLPOWER | 5 dicas para colocar a sororidade em prática

Ontem foi o dia da mulher e eu fiquei feliz de ver que, cada vez mais, as discussões estão sendo voltadas pras questões de gênero e não reduzidas a um simples "parabéns" e barras de chocolate. Finalmente estamos tomando consciência de que essa é uma data feita pra debate, reflexão e busca por meios que melhorem a situação de vida de todas as mulheres ao redor do mundo. E é claro, existe muita coisa pra mudar, mas para lutarmos de uma forma saudável é preciso que exista união e mais do que nunca, muita sororidade. Por isso, o post de hoje é de uma mulher pra muitas mulheres, porque a gente fala muito sobre sororidade, mas como faz pra colocar ela em prática de verdade
SO•RO•RI•DA•DE (latim) subs. feminino
é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. 

1. DIGA NÃO A RIVALIDADE FEMININA
Somos criadas em uma sociedade machista e isso é um fato. Portanto, não é surpresa alguma que tenhamos tendência a reproduzir falas e até algumas atitudes machistas. O primeiro passo pra praticar a sororidade é identificar essas atitudes e mudá-las, viu? Uma que é quase universal é a rivalidade feminina. Crescemos nos vendo como rivais o tempo inteiro e eu não tô nem falando de esportes ou vagas de emprego. É se ver como rivais na vida mesmo: por causa da roupa, de homem (alô, plots de comédias românticas), de popularidade, de beleza e até o nosso corpo é motivo de comparação. Reconhecer então que não somos rivais, mas sim amigas e que precisamos mais do que nunca dar as mãos é essencial para conseguirmos mudar o mundo. 


2. ESTENDA A MÃO PARA OUTRAS MULHERES
É simples: ajude as mulheres ao seu redor, dê a mão e ofereça os seus conhecimentos, mas também peça ajuda e confie no tato daquelas que podem te ajudar. Ajude suas amigas, sua mãe, estenda a mão à desconhecidas, una-se a elas, pense nelas e lute por elas também. Uma vez eu estava andando na rua a noite e uma moça desconhecida tocou o meu braço e perguntou se podíamos ir juntas. Ali eu percebi a importância da nossa irmandade. Eu nunca mais vi a moça, mas naquele momento ela me ajudou a andar na rua sem medo e eu acho que sororidade é nada mais nada menos do que isso: companheirismo, irmandade e empatia


3. CONSUMA E DIVULGUE O TRABALHO DE MULHERES
A desigualdade de gênero nos atinge de várias formas, em vários setores. O mercado de trabalho é um deles e causa um impacto enorme nas nossas vidas. Pesquisas já afirmaram, por exemplo, que um dos motivos pelo qual muitas mulheres permanecem em relacionamentos abusivos é a dependência econômica, tá vendo? Empregar mulheres, então, é também uma forma de luta e uma forma de mostrar que sim, somos tão capazes quanto qualquer homem por aí. Quando você consome o trabalho de outra mulher, você ajuda não só ela, mas todas nós. Então consuma, divulgue, enalteça e incentive o trabalho das mulheres que você admira. E mais do que isso: se esse for o seu sonho, empreenda também! Não deixe nada te parar. 


4. PRESTE ATENÇÃO EM OUTRAS VIVÊNCIAS 
Sororidade é sobre empatia e empatia é sobre se colocar no lugar do outro e não julgar. Acho que um dos passos mais importantes para praticar verdadeiramente a sororidade é perceber que somos diferentes e que nossas pautas, apesar de possuírem um mesmo fim, também são diversas, assim como nossas experiências de vida. É importante termos noção disso pra não julgarmos decisões diferentes das nossas e saber que a luta da coleguinha também é importante. Eu, como mulher negra, sei que a minha luta possui pautas diferentes da luta de uma mulher trans, por exemplo. Mas sei que as duas lutas são de extrema importância. Sei também que eu jamais decidiria ser dona de casa, mas se uma mulher decidiu que era isso que ela queria, então quem sou eu pra falar algo sobre? E é isso, ter sororidade é saber que somos múltiplas e respeitar as nossas diferenças, mas no fim, saber que a nossa união é que faz a força. 


5. SE IMPONHA QUANDO OUVIR COMENTÁRIOS MACHISTAS
Outra forma de praticar a sororidade é simplesmente se impondo. Já parou pra pensar em quanto comentário machista você escuta em um dia? É gente falando que tal coisa não é de mulher, que mulher não sabe dirigir, que em briga de marido e mulher não se mete a colher, que a culpa foi dela porque a roupa era curta demais, entre várias outras. Então quando ouvir e se sentir confortável pra isso, corrija! Explique porquê aquilo é ofensivo e dê o seu máximo para, pelo menos, fazer aquela pessoa pensar. Corrigir alguém com pensamento machista e propor uma reflexão para aquela pessoa em cima da fala pode poupar uma próxima mulher de ouvir o mesmo comentário (afinal, na próxima vez o ser humaninho já vai lembrar do seu esporro antes de abrir a boca, né não?)


E cabô! Deixa aí embaixo outras formas de praticar a sororidade no nosso dia-a-dia e vamos criar uma corrente cheia de união. Um beijão ❥

VEJA MAIS:
Acompanhe o blog nas redes sociais:

101 comentários:

  1. Muito bom esse teu post, super necessário. Felizmente estamos vivendo uma revolução bastante considerável. Hoje nós temos voz, e isso me alegra de uma forma inexplicável, a nova geração de mulheres veio forte e determinada pra seguir com a nossa luta!

    Carol Justo | Pink is not Rose

    ResponderExcluir
  2. Oi Gab's
    Amei seu post. Embora tenhamos conquistado muito, ainda falta uma caminhada gigante somente para conseguir igualdade, infelizmente. Eu cresci ouvindo que a ex do meu atual era a errada, a vagabunda e sei lá mais o que. Que fulana não podia ser melhor que eu em tal coisa. Que eu não podia ficar do lado dela! Absurdos que a gente ainda vê sendo disseminado por ai e é nossa obrigação como pessoas mudar o cenário.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Lary! Tô muito feliz que cada vez mais pessoas têm tomado consciência disso e tentado mudar esse cenário. A gente precisa mudar pra já!

      Excluir
  3. Oi, Gabs
    Que post lindo! É importantíssimo que nós mulheres aprendamos a praticar a sororidade, principalmente por causa da rivalidade entre mulheres, que chega a ser excessiva em alguns casos. O machismo é tão intrínseco na gente que não percebemos como isso molda nosso caráter e nossas ações. É preciso sentir mais empatia, ver o problema da colega e da amiga e se sentir empático com o que ela está passando e não somente achar "bem feito". Precisamos nos unir e mostrar que juntas somos melhores e muito mais fortes.
    Espero que a sororidade seja algo que veio para ficar e que faça a diferença.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
  4. OI GABS!
    SORORIDADE, UMA PALAVRA QUE DEVE SER DIFUNDIDA ENTRE AS MULHERES POIS SE NOS UNIRMOS E RESPEITARMOS AS DIFERENÇAS, TUDO PODEREMOS.
    SIM, LUGAR DE MULHER É "ONDE ELA QUISER".
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Hey Gabs! Juntamentem com você, achei MARAVILHOSO o Dia da Mulher desse ano ter sido algo mais além de flores e chocolates. Tinham pessoas criando debates e estendendo a mão por todo canto que fui e achei isso lindo demais. É cada vez mais importante a união das mulheres nos dias de hoje, já que é só ligar a Tv e vemos pelo menos um caso de feminicídio por dia - um absurdo, cada vez mais mulheres morrem ou passam por situações desagradáveis.
    Acredito que, devido à nossa criação, a parte mais complicada da prática da sororidade é a questão da rivalidade feminina. Foi algo que ficou tão enraizado que às vezes nem percebemos que fazemos isso.

    Mais uma vez, parabéns pelos seus posts icônicos!
    Beijos,
    www.nerdabsoluta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo, Sarah! E pior que a rivalidade feminina desencadeia em vários outros problemas mais sérios se a gente parar pra pensar, né? Mas fico feliz de ver que a gente tá se esforçando pra mudar esse cenário <3

      Excluir
  6. Oi meu amor, sdds! <3
    Que post lindo, eu amei ♥
    Amiga eu te segui no twitter, me segue de volta?
    beijos, fica com Deus!
    contornoperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manaaa, eu não tô mais no twitter, acabei excluindo um tempinho atrás

      Excluir
  7. Na verdade o mundo seria totalmente diferente se essa união acontecesse. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Daqui algumas gerações quem sabe a gente chega lá haha

      Excluir
  8. OI Gabs, td bem?
    Que post lindo <3
    É isso mesmo, ainda bem que cada vez mais estamos podendo discutir sobre isso e buscando uma união (que infelizmente desde cedo somos criadas pela sociedade já com o pensamento de rivalidade) e é ótimo que hoje em dia isso está em pauta entre inúmeras questões! Fiquei tão feliz de ver que grande parte das mulheres que conheço falaram coisas incríveis no dia da mulher, exatamente sobre tudo isso!
    E se hoje estamos aqui falando sobre, é porque muitas morreram e sofreram para termos essa oportunidade, cada vez mais temos que lutar <3
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    https://www.youtube.com/watch?v=mFXeZcEdN28&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ver esse debate crescendo e fazer parte dele é sensacional, né? E disse tudo, mana! Espero que nossas reflexões sobre isso hoje em dia provoquem uma vivência com mais sororidade nas gerações futuras <3

      Excluir
  9. Uma coisa que eu nunca entendi foi a rivalidade entre nós mulheres.. Achei super certo essa questão estar em primeiro lugar nas suas dicas; as mulheres geralmente tem essa mania que são rivais uma das outras e acho que está na hora disso mudar rs

    It's Lizzie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Lizzie! Infelizmente a rivalidade está enraizada na nossa cultura, né? Mas com o tempo a gente vai se desconstruindo <3

      Excluir
  10. Finalmente a romantização dessa data tem sido ultrapassada, me despertei tarde para essas questões e ainda sigo tentando cumprir essas regrinhas que vc falou todo santo dia!
    Bjos!
    https://amonailart.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Suas dicas são valiosas e merecem esse destaque!
    Não podemos mais abaixar a cabeça para o machismo, violência seja ela verbal ou física e outros fatores que nos diminuem como mulher.
    Aquela história de sexo frágil não existe mais. Podemos ser o que quisermos.
    Merecemos respeito e igualdade!

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
  12. Oii
    gostei muito do seu post, mas tem muitas mulheres que se dizem feministas e não respeitam a posição de outras mulheres até as expõem ou as ofendem por pensarem diferente. Temos que repensar em todas as formas de desrespeito. Gostei do post.
    bjo
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, Ka! Nenhum movimento é perfeito, mas o importante é sabermos que, no mais, feminismo é sobre liberdade <3

      Excluir
  13. Excelente post.
    As dicas dadas são ótimas e poderiam se resumir em termos empatia umas pelas outras e acho que ainda precisa-se caminhar bastante pra isso... A falta de união ainda é grande entre as mulheres, mas chegaremos lá.

    Beijos

    https://www.garotadoscremes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acredito que chegaremos lá, Glaucia! Pode demorar, mas a gente vence

      Excluir
  14. Post extremamente importante, viu? É necessário que fiquemos unidas como mulheres e nos apoiemos sempre. É bem complicado se impor em frente a comentários machistas em determinadas situações, por exemplo, mas sempre que tenho oportunidade eu me imponho.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil, né? Também tenho uma certa dificuldade em me impôr (e em qualquer situação), mas sempre me esforço pra conseguir colocar o meu ponto de vista nas conversas.

      Excluir
  15. Great tips! Thank you very much for giving us a nice article that spends your valuable time. I think it’s a effective tips for us.

    Nahid | https://bestclicknow.com

    ResponderExcluir
  16. O que dizer do seu post, Gabs? Está excelente!
    Realmente, essa rivalidade ainda acontece e muito! Se nós não mudarmos isso, quem vai, né? ^^

    Beijo!
    www.coresdovicio.com.br

    ResponderExcluir
  17. MARAVILHOSA! Acho que todas nós devíamos tirar 5 minutos do nosso dia para ler este post!


    https://joanam-freitas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Amei muito o seu post, sério. Nós alcançamos muitas coisas juntas, mas é fato que essa rivalidade feminina ainda acontece e é com ela que devemos lidar também.. uma mão ajuda a outra, estamos todas juntas!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas Gabs,preciso muito rever os meus conceitos e praticar mais a sororidade.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
  20. Oi Gaby, adorei o post! Tem muito disto desta rivalidade feminina, briga por homens, por roupas, uma quer ser melhor a outra. Não vemos que juntas somos a força! já basta os homens machistas ditando o que podemos ou não fazermos.
    Preciso praticar mais Sororidade, acho que todas nós precisamos.
    Uh que post hein! Adorei!

    " VOCÊ FOI INDICADA LÁ NO MEU BLOG PARA PARTICIPAR DE UMA TAG, DA UMA CONFERIDA LÁ!" adoro seu blog e queria muito que participasse. Se chama Tag da Sete, são sete perguntas e cada uma delas precisa de sete respostas.

    Se for participar me avise, vou adorar :)

    Beijão Gabis.

    Palavras ao vento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, mana! Já basta todo mundo nos colocando umas contra as outras, não precisamos de nós mesmas fazendo isso, né?

      Excluir
    2. E obrigada pela indicação, já vou fuxicar hahha

      Excluir
  21. Que post incrível! Arrasou!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
  22. Eu comecei a botar isso em prática a uns bons anos atrás. Não que antes eu via a outra com rival, mas acabam que muitas vezes fazem isso. A minha vida melhorou muito depois que comecei a estender as mãos para outras, comecei a me impor sobre pensamentos machistas e tudo mais. Hoje em dia adoro enaltecer trabalhos de algumas amigas <3, o mundo precisa disto!
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super me identifiquei com esse comentário, Carol! E realmente, muda a nossa vida

      Excluir
  23. Legal conhecer mais desse termo e de suas aplicações. Feliz dia da mulher.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  24. Gab você é muito inteligente e 'antenada' nesse assunto, gosto muito dos seus posts sobre feminismo e sobre ter empatia de modo geral com todos.
    Adorei! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  25. eu acho essas dicas e post assim bem legais mas acho tão falso principalmente na internet. Acredito que quanto mais fica na modinha mais perto a razão original. No instagram é foda pois a rivalidade é sutil mas gente consegue ver entre 'concorrente" ajuda o outro só quando realmente está do seu lado, e sei não ... eu to andando bem desanimada com as mulheres que estão na frente da mídia apoaindo e divulgando essa causa, embora eu sei o quão é importante. Eu vou entrar nessa corrente vou fazer um post pra compartilhar uns trabalhos legais de umas amigas e vou contar que me inspirei por causa da sua atitude O/
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super entendo, Si. Também acho que ás vezes a gente fala de assuntos importantes como esse de uma forma muito rasa e parece que tudo fica só na internet, acho que por isso mesmo senti a necessidade desse post dando dicas de como tirar o discurso da internet e começar a praticar, sabe?

      Excluir
  26. Que post mais lindo, eu acredito que hoje as mulheres já evoluíram em vários quesitos, mas ainda há muito a conquistar. Confesso que já sigo sua listinha a muito tempo. Sobre divulgar o trabalha das mulheres é meu quesito favorito ❤

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh sua linda! É tão bom ter uma rede de apoio, né?

      Excluir
  27. Ótimas dicas! Que possamos sempre colocá-las em prática! ;)
    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Hey Gabs! Tudo bem?
    Esse teu post é um daqueles necessários pra vida, pra esclarecer que nós mulheres não somos inimigas e que juntas somos mais fortes.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
  29. Eu acho que toda mulher já passou por isso de arranjar uma companhia feminina na rua, num ônibus... enfim, em qualquer lugar só pra não se sentir sozinha e veraneável. Eu mesma algumas vezes que voltei da faculdade pra casa já arranjei umas "amigas de caminho" só pra me sentir mais segura, tipo "uma protege a outra". O certo era não precisarmos andar em grupo, não precisarmos sentir medo em estar sozinhas, mas, felizmente podemos nos ajudar nisso.
    E eu sou o tipo de pessoa que ama consumir trabalhos de outras mulheres, agora a pouco mesmo eu saí procurando por shows de stand-up feitos por comediantes mulheres, haha. Além disso, gosto de entrar em livrarias e procurar por autoras, me identifico muito mais quando o trabalho foi feito por mãos femininas.
    E acho que as dicas 4 e 5 do seu post se unem perfeitamente, eu evito julgar as mulheres, por mais que eu tenha um senso comum muito forte. Por exemplo, quando vejo uma mulher usando saia curta na rua, antes eu pensava "nossa, não se dá valor", agora eu penso "tá linda, ela usa o que quiser!", e quando alguém faz um comentário depreciativo sobre uma mulher tipo "ela é put*, fica com vários homens!" eu já me coloco na posição de defensora e retruco tal comentário maldoso, por que a verdade é que a pessoa pode ficar com o número de homens que ela quiser, isso não faz dela alguém bom ou ruim, é uma escolha pessoal.
    Enfim, esse comentário vai ficar enorme, mas é que o assunto do post dá muito pano pra manga, hahaha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS. acho legal compartilhar que a alguns dias atrás meu marido e meu cunhado defenderam uma mulher de um comentário negativo de outra mulher. Fiquei muito feliz sabe... tipo, eles são homens, mas tiveram uma mentalidade muito madura e que todos os homens tbm deveriam ter.

      Excluir
    2. Que comentário bonito, Leslie! Isso de a gente se estender a mão, seja pra andar juntas ou pra defender de comentários indesejáveis ou pra apoiar os trabalhos uma da outra é fundamental e lindo demais! Sobre os julgamentos, é uma desconstrução diária, né? E é muito bom olhar pra trás e perceber que mudamos o nosso olhar e entendemos que somos diferentes e livres pra fazer nossas próprias escolhas. E que legal isso do teu marido e teu cunhado! Aliás, essa é uma luta de todo mundo, né? Homens também são nossos aliados!

      Excluir
  30. Oi, Gabs.
    É isso aí.
    A mulher deve ser respeitada e fazer o que tiver vontade.
    Abaixo o preconceito e a diminuição do papel da mulher na sociedade.
    Bela postagem.
    Abraços.
    Diego || Visite Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  31. Falou e disse, Gabs! É isso mesmo! É terrível qualquer tipo de discriminação e opressão, e é pior ainda quando vemos mulheres ofendendo mulheres, enquanto que o que deveria ser feito era se unirem. Bem legal esse post, curti de verdade!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  32. Ahh Gabs!! Eu gosto tanto do conteúdo que você traz pro blog! PARABÉNS! é isso mesmo. É chato ficar competindo, diminuindo uma a outra pra ter espaço. Tem espaço pra todo mundo, oras. E outra, vamos sim nos ajudar poxa. Já anda difícil ne?! Adorei seu post GABS! De vdd <3 Beijo

    https://www.verdadeescrita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda! Obrigada mesmo, comentários assim me fazem muuuuito bem 💛

      Excluir
  33. Olá, que postagem maravilhosa. Super concordo e seria um mundo bem melhor com certeza. Adorei
    Beijinhos

    www.byglamour.com

    ResponderExcluir
  34. Oi Gabs,
    Que postagem maravilhosa e adorei a discussão dos tópicos.
    O 4 meio que tomou minha mente nesses últimos anos e ajudou bastante a moldar minha personalidade atual, para antes do 30.
    Precisamos parar de olhar apenas para o nosso umbigo. Quando isso acontecer, vão até aprender a votar.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  35. Adorei a publicação, excelente minha querida! Precisamos de nos unir mais!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderExcluir
  36. So true I like it when women help one another get better. It's a really powerful thing!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  37. Olá
    Tudo bem?
    Ótimo iniciar a semana, lendo uma postagem desta perceber que a cada dia nós mulheres estamos conquistando mais ainda nossos espaços.
    Apaixonada cada dia pelo seu blog.
    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  38. Ótima reflexão, Gabs. Essa coisa da união, mesmo entre desconhecidas, como aconteceu contigo é fantástico.
    Sexta-feira mesmo eu assustei um grupo de quatro meninas que não tinham me visto andando num gramado escuro lá na faculdade; claro, sem querer. Quando elas olharam para trás e viram minha roupa de formando e meu olhar despretensioso, respiraram aliviadas. Todos nós rimos, eu pedi desculpas e disse que no lugar delas sentiria medo, também, meio que brincando. Enfim, eu estava sozinho; e se não estivesse chovendo eu poderia até puxar um papo com elas no ponto de ônibus haha Esse breve momento demonstra o quanto é difícil ser mulher nos dias de hoje, sempre desconfiada de que o próximo (geralmente, o HOMEM) pode ser o assaltante ou estuprador das notícias recentes. E assim vemos o quanto a sororidade se faz necessária, de fato.
    Beijos!!

    https://www.rapeizedinamica.biz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal teu comentário, Lincoln! É de estrema importância que vocês tenham em mente o quanto a gente se assusta com situações assim (não deveríamos, mas infelizmente é a realidade) então que bom que tu conseguiu quebrar o gelo, acalma-las e mostrar que tava tudo bem. É um alívio quando isso acontece <3

      Excluir
  39. Maravilhoso o post!! E, para mim, o primeiro item é o mais pesado de todos e, ele acontecendo, todos os outros ficam bem mais fáceis! Parece q sempre nos colocaram nesse pé de rivalidade né? Porque, pra que?? Acho q sempre foi o medo do que poderíamos fazer se fossemos unidas! Então, vamos trabalhar para nos unir!! Todas por todas!

    Bjukas!
    Unhas&Tudo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito real essa tua análise sobre o primeiro ponto, Gi! Ele é basicamente o início pra todos os outros mesmo, então bora trabalhar pra mudar isso aí. A gente é poderosíssima juntas, mana 💛

      Excluir
  40. Oie!
    Falar sobre isso é tão importante, e eu amei o post!
    Em um mundo que sempre estimulou a rivalidade entre as mulheres, as comparações, as intrigas, eu me sinto muito feliz pelas coisas estarem mudando, e por estarmos nos conscientizando a respeito da sororidade entre nós! ♥

    Bjão
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  41. que post MARAVILHOSO! adorei!! Acho super importante abordar esses temas. Juntas somos muito melhores, né?
    Beijos,
    www.paaradateen.com
    youtube.com/LuanaAndradeVideos


    ResponderExcluir
  42. Mais um texto excepcional Gabs, gostei muito das dicas! Post de utilidade pública ^^

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pelo texto Gab,gostei bastante. bjs

    Visite meu blog!

    ResponderExcluir
  44. arrasou! ♥ juntas, somos mais fortes <3


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  45. Adorei demais o post. Isso é tão importante.
    Suas dicas foram ótimas, temos que praticar isso sempre.
    Beijos! Dear Masen

    ResponderExcluir
  46. OI GABS!
    RELENDO E TE DEIXANDO MEU ABRAÇO.
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 LIKEGABS | Por Gabriela Soares , Blogger